quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CALOPSITAS


              CALOPSITAS



20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol miúdo. Deixar nos alimentadores para ser consumido conforme necessidade da ave. Atualmente se encontram alimentos prontos a granel (por quilo) ou em pacotes fechados, de diversas marcas. Estes alimentos, via de regra, possuem a constituição acima adicionada de algum(ns) ingrediente(s) variando de fabricante para fabricante. A granel podem ser encontradas rações para periquitos ou calopsitas (embora esta última seja mais difícil de ser encontrada). Atualmente podem ser encontrados alimentos extrusados prontos para estas aves.. Estes alimentos extrusados contém prebióticos que ajudam na saúde das aves. Também existem alimentos extrusados preparados especialmente para as épocas de reprodução, muda e estresse das aves. Note que nem todas as aves aceitam prontamente alimentos extrusados devendo haver uma transição programada ou misturada à ração normal.
Alpiste
Aveia
Girassol
Painço
Arroz com casca
Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carência nutricional alguns alimentos com porcentagem mais elevada ( ex: aveia ) podem causar distúrbios gástricos, diarréias e outros problemas. A utilização das porcentagens acima garante a melhor taxa de aproveitamento x necessidades das aves.
Farinhadas: Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em pet shops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido normalmente amassado com fubá. Alguns criadores misturam Neston nesta farinhada caseira. Porém deve ser obrigatoriamente retirada após algumas horas para não estragar e afetar as aves. As farinhadas comerciais têm um período de validade maior visto serem desidratadas.
 Frutas e legumes em pedaços e verduras como espinafre, chicória, brócolis, almeirão e couve, bem lavados (2 a 3 vezes por semana). Também podem ser fornecidas folhas de beterraba.
Não forneça alface ( pode ocasionar diarréia) . Não é aconselhável fornecer tomate, beringela e abacate.
Milho verde: (diariamente ou em dias alternados. Caso haja filhotes fornecer diariamente!). O milho verde é muito importante para a saúde de uma calopsita. Grãos germinados de girassol, milho seco, painço, aveia com casca, trigo e arroz sem casca.
 Também pode ser fornecido grão de bico após deixar de molho para amaciar.
Pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral.

Podem ser fornecidas também abóbora e cenoura cruas, cortadas longitudinalmente ( comprido ) de forma que o miolo fique mais exposto. Parece haver preferência da abóbora à cenoura. Ambas têm caroteno ( proto vitamina A ). A semente da abóbora funciona como vermífugo.
Encontram-se disponíveis também alimentos diversos apelidados de 'papa universal' . É um conjunto de elementos que varia de fabricante a fabricante. Alguns possuem em sua composição ovo em pó, farelo de soja, levedura seca de cerveja, farinha de conchas, premix vitamínico, óleo vegetal e outros.

 .: alimentação:.
A alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde da Calopsita. É muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada para que não faltem nutrientes e também para que não os ganhe em excesso, pois ficará obesa e mais propensa a doenças.
A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu habitat natural não dispensa os frutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita facilita muito a vida dos donos e criadores, pois é composta principalmente por sementes e ração, encontradas com facilidade até em supermercados.

Os complementos comuns são frutas e verduras, com algumas exceções que veremos adiante pois alguns alimentos podem até matar sua Calopsita.

Diariamente oferecer uma mistura composta de 20% de alpiste, 50% de paiço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de sementes de girassol, encontrada já pronta em aviários e supermercados. Duas vezes por semana ofereça frutas, (maçã ou pêra sem sementes), ou verduras, ( espinafre, chicória). As verduras devem ser oferecidas cruas e nunca ofereça alface, pois causa diarréia. (Visite a seção alimentos proibidos.)

                    .:água:.
A água pode ser considerada o nutriente mais importante para as Calopsitas (depois do oxigênio), economicamente representa o nutriente de mais baixo custo e o maior constituinte do corpo de todos os animais. A Calopsita pode perder quase toda a sua gordura corporal armazenada, bem como mais de metade das suas proteínas e ainda sobreviver. No entanto, a perda de 10% da água corporal, pode causar doenças graves. Sem a reposição da água que é perdida, o resultado será a morte.

Certifique-se de que sua ave sempre tenha água limpa e fresca a disposição


      .:Alimentos proibidos:.
Alguns alimentos não devem ser oferecidos a Calopsita pois podem inclusive levá-la à morte! É importante que quem costuma tratar as Calopsitas e também todos os membros da família, saibam quais são eles:
·                     Alface - Causa diarréia;
·                     Abacate - Leva a morte rapidamente;
·                     Cafeina - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares e morte;
·                     Chocolate - Causa os mesmos sintomas da cafeína;
·                     Bebidas alcoólicas - O fígado das Calopsitas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e morte;
·                     Sal - Os psitacídeos não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
·                     Gordura - o excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes;
·                     Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pêra, ameixa, pêssego).





        .:receitas gourmet:.
Saladas

Mistura fresca: 
Nabo, beterraba repolho roxo (todos finamente picados)
 
brotos de feijão ou rabanete, milho (frescos)
sementes de girassol ou amêndoas, tofu ou queijo
 
Misturar e servir
Cenoura e Inhame: 
Cenoura e inhame (fresco ralado)
 
iogurte com baixo teor de gordura ou kefir (vendido em lojas de alimentos saudáveis)
 
salsa picada
 
pequena quantidade mel
 
algumas passas, figos
 
Misture bem, gelar antes de servir.
Milho e Pimenta:
Milho (fresco)
 
Pimenta dedo de moça (frescas e finamente picadas)
 
Salsinha (fresca e finamente picada)
 
Arroz cozido (integral)
 
01 Maçã (pequena)
 
Misture bem e sirva em seguida.


  

Pão Birdie (receita 2) 

1 caixa de Musli (granola)
 
2 ovos
 
1 xícara de arroz integral
 
1 / 4 xícara suco de laranja.
 
1 / 4 xícara amendoim finamente picado.
1 xícara aveia.
1 xícara brócolis finamente picada (usar o liquidificador ou processador de alimentos)
 
1 xícara cenoura finamente picada.
Misturar todos os ingredientes.
Assar em 200 graus por 24 minutos. Cortar em cubos antes de servir.


Farinhada básica:
Um ovo cozido amassado para duas colheres de farinha de milho (fina = fubá ou média).
Variações da farinhada: 
Para cada ovo cozido amassado + 1 colher de sopa de proteína de soja texturizada + 1 colher de sopa bem cheia de farinha de milho média + 1 colher de sopa bem cheia de milheto (ou painço). Dar 1 vez por semana. Pode-se eventualmente acrescentar  uma pitada de levedura de cerveja (rica
 em complexo B). Experimentar colocar Mucilon junto com o ovo cozido. Espremer uma cenoura cozida junto com o ovo.
Farinhada incrementada:
Um ovo cozido descascado e amassado, para
uma colher cheia de fubá, mais uma colher de sopa de soja texturizada média ou fina, e mais uma pitada de Penavit Plus em pó.
Farinhada protéica: 
Farinha de rosca 20%, Neston (Floco de cereais – trigo, cevada e aveia)- 60%, Farinha Láctea – 20%. Para cada quilo de farinhada pronta acrescentar
 45 gramas de pré-mix (aminoácidos essenciais) encontrado em lojas de animais e 45 gramas de
fosfato bi-cálcico. Para cada quatro colheres (sopa) das farinhas acrescentar um ovo cozido triturado



      .:perigos domésticos:. 
As Calopsitas adoram ficar passeando  dentro de casa, mas isso pode ser perigoso e fatal para elas. Aqui vamos falar dos principais perigos que elas correm dentro de casa e os cuidados que devemos tomar para que nossas amadas aves não se machuquem.


·                     Janelas, espelhos e vidros
Janelas e vidros podem ser muito perigosos , principalmente quando sua Calopsita não estiver acostumada com o ambiente e não tiver as asas cortadas. Em um vôo ela pode bater no vidro e se machucar gravemente(fratura do bico, sangramentos, traumatismo craniano) e inclusive levar a morte (quebra do pescoço), por isso é importante que sempre deixemos as cortinas fechadas para que a Calopsita perceba a barreira. Outra solução é o corte das asas, impossibilitando assim o vôo.
·                     Fogão, potes, panelas, xícaras e copos, pias e baldes
A cozinha é um dos lugares da casa mais perigosos para as Calopsitas. Nunca devemos deixar que elas fiquem na cozinha pois uma xícara de café , uma panela no fogo e um descuido podem causar graves queimaduras e até mesmo a morte do animal. Baldes ou a pia com liquidos podem causar afogamentos pois a Calopsita não sabe nadar. Todo cuidado é pouco na cozinha!
·                     Portas
Normalmente muito curiosa, a Calopsita anda por toda parte e devemos tomar muito cuidado ao abrir ou fechar uma porta, pois ela pode estar no chão e se machucar gravemente, então antes de abrir ou fechar as portas certifique-se de onde esta a ave e abra a porta cuidadosamente.
·                     Cigarros, charutos
A fumaça do cigarro é altamente tóxica para a Calopsita, evite fumar próximo a gaiola ou no mesmo ambiente que ela esteja.
·                     Lareiras e velas
Nunca deixe seu pássaro em ambientes que tenham velas acesas ou lareiras, um descuido e as queimaduras podem ser fatais.
·                     Outros animais
Cães com forte instinto de caça e principalmente gatos, sempre são um perigo em potencial para as Calopsitas. Nunca deixe sua ave sozinha com outros animais.
·                     Janelas abertas
Por mais acostumadas ao nosso convívio e mansas que possam parecer, as aves tem o instinto básico do vôo. Muitas vezes já estamos nos sentindo seguros com a calma e a tranquilidade da nossa Calopsita e começamos a deixar frestas nas janelas, depois de algum tempo já permanecemos com as janelas abertas pois achamos que elas não vão mais fugir e pronto, quando menos esperamos elas fogem. Antes de abrir qualquer janela se pergunte "aonde estão as aves?". Uma boa solução pára isso é o corte das asas. (veja mais sobre corte das asas aqui)
·                     Envenenamentos
Muito cuidado com plantas e produtos de limpeza, como é muito curiosa a Calopsita pode comer uma planta venenosa ou entrar em contato com algum produto tóxico.

entao ta né gente bjsss essa foi uma dica para aqueles que tem....

OBS:EU TENHO UM SE CHAMA RONNI VOU APOSTAR MUITASS FOTOS DELE 

BY:ANINHAAA



Nenhum comentário:

Postar um comentário